O Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) reuniu no dia 24 de Janeiro, pelas 15 horas, na sede da Câmara dos Solicitadores, em Lisboa. A realização de um seminário, que abordará as directivas europeias de serviços e as qualificações profissionais, foi o tema central desta reunião.
Os membros das profissões representadas no CNOP delinearam o plano deste seminário que, embora ainda não tenha data definitiva, terá como temas “O papel das ordens na qualificação profissional”,”O papel das ordens no século XXI” e ainda o “Dossier Fiscal / Segurança Social”.
Recorde-se que, como anteriormente divulgado, o propósito da realização de um seminário é procurar focar a relevância destas directivas no âmbito das profissões liberais, nomeadamente em relação ao exercício profissional sujeito a regulamentação específicas.
O CNOP reúne mensalmente, tendo como objectivos defender os valores éticos e deontológicos das profissões liberais regulamentadas, bem como as suas características e interesses; criar e coordenar os meios de actuação destinados a fortalecer, promover e divulgar as profissões liberais regulamentadas, bem como o seu aperfeiçoamento, e representar o conjunto das profissões dela participantes juntos dos organismos públicos e privados e das organizações nacionais e internacionais.
A próxima reunião do CNOP está agendada para dia 16 de Março, pelas 15 horas, na sede da Ordem dos Advogados.
São membros do CNOP as Ordens dos Advogados, dos Economistas, dos Revisores Oficiais de Contas, dos Médicos, dos Médicos Dentistas, dos Farmacêuticos, dos Médicos Veterinários, dos Arquitectos, dos Biólogos, dos Engenheiros e a Câmara dos Solicitadores.
O Conselho Geral do CNOP é presidido pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Fernando Santo, e a Comissão Executiva, pelo Dr. Carlos Pereira Martins, Vice-presidente da Ordem dos Economistas.